Voltar

Como escrever descrições de produto para websites e-Commerce?

Escrever descrições de produto para lojas virtuais ou e-Commerce, não é tarefa fácil. Assim, exige atenção e rigor por parte das marcas e marketers.

ecommerce

Saber descrever produtos em e-commerce é essencial! Vender produtos online ou através de lojas digitais (e-Commerce), tem vindo a ganhar uma enorme popularidade junto dos indíviduos devido à disseminação das novas tecnologias, particularmente dos computadores e dos dispositivos móveis.

Como permitem uma distribuição extremamente fácil, eficaz e variada dos mais diversos produtos, tem-se vindo a assistir a um desenvolvimento e crescimento exponenciais da indústria das lojas virtuais ou e-commerces.

Dado que os produtos vendidos através das plataformas e-commerce não são tangíveis, ou seja, os potenciais clientes não têm a possibilidade de lhes tocar, a descrição dos mesmos torna-se simultaneamente mais complexa e mais importante que nunca.

As descrições dos produtos vendidos nos e-commerces, têm que conseguir entusiasmar e convencer os potenciais clientes de que o produto satisfaz, de facto, todas as suas necessidades, bem como, motivá-los a efetuar a compra propriamente dita.

Aqui ficam algumas dicas de como descrever produtos e-commerce com qualidade!

Utilizar a linguagem do cliente

É fundamental utilizar palavras e frases que o público alvo compreenda e com as quais se identifique, ao invés de usar linguagem técnica.

Deve-se referenciar todas as qualidades do produto mas também de que forma pode ser integrado na vida dos clientes. É também importante saber diferenciar quando se deve utilizar um tom mais formal e quando este deve ser mais coloquial.

Usar fontes, tamanhos e cores que tornem a descrição mais legível

Criar descrições de produto de leitura fácil e acessível, com fontes contrastantes e cores que evidenciem as diferentes palavras e frases (separando os headings das outras partes do texto) ajuda o leitor a ficar mais predisposto a absorver a mensagem e aumenta a vontade de ler mais.

As descrições devem cativar os leitores visualmente e ter um tamanho adequado, não muito grande e definitivamente não muito pequeno. São estes pormenores que fazem com que a mensagem se destaque da concorrência.

Man with Consumer basket and sign for internet

Escrever conteúdo único

É crucial verificar se as descrições em questão são únicas e não copiadas ou parafraseadas de outra descrição, de um outro website.

O cliente conhece os produtos e se tiver estado a fazer compras online e tiver comparado preços, o que o fará decidir-se será o toque pessoal que um tem face à concorrência.

Uma boa descrição de produto destacar-se-á e saltará rapidamente à vista dos clientes.

Assim, uma descrição inovadora aumentará o interesse por parte dos utilizadores, mesmo que a concorrência esteja a oferecer um produto ao mesmo preço ou com um preço inferior.

Para além disso, descrições de produto únicas garantem que as estratégias de SEO dos websites obtenham bons resultados.

Quando um cliente procura dado produto, provavelmente utilizará determinadas palavras chave que o levem a encontrá-lo. Estas palavras podem e devem ser incorporadas na descrição do produto pois aumentam significativamente as hipóteses do cliente encontrar o produto numa fase inicial da pesquisa.

É importante pensar em qualidades/características do produto que possam ser utilizadas pelos clientes quando procuram aquele tipo de produto. Ao utilizar estas palavras, o cliente perceberá que a empresa tem, corresponde ao que este procura.

Pôr a empresa/marca no lugar no cliente

Pensar em conteúdos que levariam a empresa/marca a comprar o produto e utilizar as qualidades desse conteúdo para escrever as descrições de produto. O que é importante saber sobre o produto?

Quais as características que se destacaram em descrições de produto e que levaram diversos clientes a adquiri-los? São precisamente estas questões que devem ser colocadas e que prometem pôr o produto à frente da concorrência.

Criar uma ponte entre as características e os benefícios do produto

Para eficazmente persuadir os visitantes das lojas virtuais, é importante explicar de forma clara os benefícios específicos de cada característica do produto incluída na descrição, o que implica que a empresa/marca se coloca na perspectiva da audiência.

Qual a diferença exata entre benefícios e características? Os benefícios destacam o problema que o produto resolve aos potenciais clientes, ao passo que as características do produto, ajudam a explicar de que forma se resolvem estes problemas.

É importante que haja um focus nos benefícios antes de se começar a escrever sobre as características pois é com os benefícios que o cliente realmente se preocupa, são os benefícios que realmente lhe interessam.

Escrever para o sucesso

É crucial ter estas dicas em mente se uma descrever produtos e-commerce, pois são estas práticas que asseguram que se consiga gerar interesse e entusiasmo em torno do produto, aumentando desta forma, as vendas online.

Escrever descrições de produto cuidadosamente, editando-as as vezes que forem necessárias porque a informação fornecida numa descrição de produto é o que determina se o produto vende ou não, e é também o que encoraja os potenciais clientes a recomendarem-no aos seus círculos sociais.

Tendo em conta o crescimento exponencial da utilização de lojas virtuais é importante que marcas e marketers tenham em mente as necessidades que estas contêm.

Seja em termos de desenvolvimento ou de conteúdo é necessário que sejam desenvolvidas da melhor forma para que os resultados obtidos sejam os desejados.

 

Descubra outros artigos, como este, no nosso blog e acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais Facebook e Instagram!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados